"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo" - Kant, Immanuel (1784)
Razão. Luzes.
Interessante pensar sobre isso.
Shakespeare citou: " O próprio sol não vê até que o céu clareie! "
Renato Russo cantou: "Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?"
Quando eu voo, em pensamentos, por aí, penso sobre situações que vivi, e uso o bom senso da razão.
Tento aprender com os meus erros. Nem sempre é possível acertar porque, na verdade, a gente não sabe o que é certo ou errado. Temos premissas, viés, probabilidades, mas o ser humano muda, constantemente, de pensamento, por isso evoluímos (ou não).
Me atrevo, então, a lembrar de Maiakovski: "Conmigo se hay vuelto loca toda la anatomia. Soy todo corazón."
Será que podemos confiar nos nossos instintos? Tantas vezes nos equivocamos ao pensar que sim.
Não sei bem o que é certo ou errado, em quem confiar ou não acreditar. Apenas vou. A gente vai levando, se ficar heavy metal demais, a gente dá o fora! A História, funciona assim: entendemos o passado, aprendemos com ele, para não repetir os erros no presente e construir um futuro. E eu vou caminhando e cantando, e seguindo a canção.
Esquece isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário